domingo, 17 de agosto de 2008

Porquê do blog?

Quando fui comprar um scooter, não encontrei uma referência idônea que me tirasse todas as dúvidas. Por mais que a gentileza dos revendedores Yamaha fosse suficiente para convencer qualquer um, a suspeição é sempre gritante.

Resolvi pesquisar, e então descobrir algumas notícias sobre a Neo CVT que me interessaram. Por isso resolvi colá-las aqui, para tonar mais fácil a pesquisa de quem pretende escolher uma motoneta. A primeira coisa que chama a atenção na Neo é seu desinger. Bastante arrojado para o mercado nacional. Aqui, neste site, confira suas linhas em fotos de alta resolução. O motor, apesar da baixa cilindrada em relação à concorrência, mostra-se adequado à vida urbana.

As comunidades do Orkut que falam sobre o tema costumam alertar para o atendimento razoálvel das oficinas da Yamaha. Mas não é unânimidade. Fica a impressão de que a marca ainda não conseguiu carregar seu padrão de qualidade no atendimento para todos seus parceiros. Na dúvida, dê uma olhada nas principais e tente conversar com seus participantes. Costumam ser gentis com os novatos.

Yamaha Neo AT / CVT 115
(1.700 participantes)

YAMAHA NEO CVT
(164 participantes)

Yamaha Neo CVT 2008 (113 participantes)


Costumam comentar também sober o alto consumo da NEO, se comparada à uma Bis (Honda), ou a Burgman (Suzuki). Dizem que ela é beberrona, fazendo de 25l à 28l por quilômetro, comparando-se, portanto, à uma moto de 250 cc. Os mecânicos dizem que a fábrica pediu um voto de confiança dizendo que, após amaciada, ela chegará facilmente à marca de 38l/km., o que seria idela, já que as outras motonetas chegam facilmente ao consumo de 40km/l sem esforço. Confira os dados técnicos do modelo mais recente, referente ao ano de 2008:

FICHA TÉCNICA – Yamaha Neo AT 115

MOTOR Monocilíndrico, quatro tempos, OHC, arrefecido a ar, 113,7 cm³
POTÊNCIA8,4 cv a 8.000 rpm
TORQUE0,78 kgfm a 7.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Carburador Mikuni BS 25
CÂMBIO Continuamente variável
TRANSMISSÃO Corrente
PARTIDA Elétrica e pedal
RODAS Dianteira e traseira de aro 16 pol, em liga-leve
PNEUS Dianteiro 70/90 – 16 36P; traseiro 80/90 – 16 43P
CHASSI Underbone, com comprimento de 1,93 m; largura de 0,77 m; altura de 1,09 m; peso a seco de 103 kg
TANQUE4,8 l
SUSPENSÃO dianteira por garfo telescópico 90 mm de curso; traseira biamortecida, 55 mm de curso
FREIOSDianteiro com disco simples de 220 mm de diâmetro; traseiro por tambor, 130 mm de diâmetro interno
CORES Azul, prata e preta

Até o momento sua performance não tem decepcionado. Apesar de possuir espaço sob o banco adequado para carregar um capacete, sinto falta de acessórios pŕoprios, e uma rede de assistência técnica mais ampla.

Quanto à pesquisa, podem verificar o Hotsite feito pela Yamaha. Ignorem a campanha ancorada na imagem da Sandy e Júnior. Isso deve ter sido coisa de algum marqueteiro que não tem conexão alguma com o público consumidor da Neo. Chega a ser ridículo. Mas o site é bom, recehado de imagens, vídeos e informações técnicas.

Há também o site da propria Yamaha, mais técnico e menos atrativo, mas útil para encontrar as concessionárias.

Quanto às pesquisas, gostei desta aqui, feita por internautas. Quem tiver experiências boas, ou mesmo ruins, com o modelo, traga para cá para podermos discutir as vantagens da NEO.

Abraços

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo blog. Não tenho do que reclamar da minha NEO CVT. A máquina tá perfeita.

Unknown disse...

A minha vou epgar hj depois eu conto!!! hehe

Anônimo disse...

Eu tenho uma NEO desde setembro/2008 e já fiz o teste por diversas vezes e sempre dá 40km por litro. Acho que tem mais a ver com o jeito que a pessoa usa. Eu sou muito cuidadosa, estou sempre dentro do limite da velocidade (pego Marginal e Castelo Branco 90 e 110km/h) e raramente freio bruscamente. Acho que tem mais a ver com a maneira que a pessoa usa. Acho que vale a pena testar dirigindo de outras maneiras. Às vezes a gente se desfaz de uma moto muito boa (estou super contente), sendo que o problema é causado por nós mesmos.

Unknown disse...

Olá, tenho uma neo 2009/2010, e tive um problema isolado, com o cabo do acelerador, mas o Eduardo da indiana motos da vila carrão deu um jeito, com muita dedicação e respeito.
Do que diz ao restante, não tenho nenhuma queixa e digo mais, até os mecanicos da yamaha com quem conversei já notaram que a criança anda muito para um motor 115cc, faço trechos de subidas de média inclinação e com cerca de 1500 mts à 55/60 km/h e estou fazendo 130 km com um tanque, tudo isso com minha esposa na garupa....a motinho é show.