sábado, 27 de setembro de 2008

Pesquisa da Yamaha

Fui convidado por uma empresa para fazer parte de uma pesquisa sobre a NEO. Colocaram-me em uma sala com mais cinco pessoas. Três usuários da NEO, e duas meninas propietárias da Burgman. Uma mesa oval. À nossa frente uma mediadora linda, com uma tatuagem escondida na altura da cintura da calça que descia por dentro da roupa vai saber até onde. Um espelho enorme na parede e câmeras no teto. Serviram aperitivos e bebidas. O melhor é que no final da pesquisa ainda me deram R$ 70,00. Compensou pelo horário ruim. Rua Groelândia, 735, São Paulo. Perguntaram sobre nossas expectativas após a compra da moto. O serviço pós venda da Yamaha, desempenho, reclamações, elogios.

As meninas da Burgman, da Suzuki, mostraram-se satisfeitas com a moto. Reclamaram da suspensão, da assistência técnica cara e da roda que dava insegurança à pilotagem, apesar de adorarem o visual retrô da scooter, e o espaço oferecido.

Quanto a nós, todos estavam satisfeitos. A única reclamação foi quanto à potência do motor, unanimidade entre os usuários da NEO. A conclusão é que ela é muito bonita, mas deixa a desejar no quesito potência. Consideramos que ela foi feita para apenas uma pessoa andar. Mas isso não é um grande problema, quando você compra o equipamento já sabendo dessa característica. No trânsito ela tem pouco arranque, mas não decepciona em vias congestionadas como as da cidade de São Paulo.
Por ser estreita e de fácil dirigibilidade, ela supera muitos veículos. Antes eu fazia o percurso casa-trabalho e vice versa, usando metrô e ônibus em 1h, às vezes 1h30. Hoje gasto apenas meia hora. E cerca de 10 reais por semana com gasolina (aditivada, sempre), fazendo cerca de 30km/l. Faltam acessórios básicos, como o baú e apetrechos de frescuras, como manetes e tal. E o serviço de pós-venda é inexistente. Muitas reclamações sobre o atendimento da assistência técnica. Espero não ter problemas quando precisar.

O mais interessante foi constatar que ninguém a compara com a BIS, da Honda. Parece que atingem públicos diferentes. Mesmo com o modelo 2.009 saindo de fábrica com injeção eletrônica, e confrimadamente mais econônima, fazendo cerca de 40km/l. É o preço que os usuários da NEO pagam por terem o conforto de um câmbio automático CVT. Sentar e acelar, como numa bicicleta. Ficamos com a sensação de que a versão 2009 da NEO compensará essa desvantagem. Há boatos por aí que será lançada um modelo da NEO com o motor de 135cc, o que, em tese, a colocaria no mesmo patamar de potência com sua principal concorrente, a Burgman, e enterraria de vez a BIS. Fico receoso com o consumo deste novo projeto.

O câmbio automático realmente é incomparável, mas gasta muito para um motor tão pequeno. Equilibrar esse conforto com responsabilidade ambiental e economia é um desafio lançado aos engenheiros da Yamaha. Vamos ver como superarão essa batalha.


Uma dica de blog: Blog do Tiozão, especializado em motocicletas. Informações técnicas e dicas de pilotagem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente blog. Parabéns.

Anônimo disse...

A eterna briga entre NEO - Burgman e Bis. Cada um no seu quadrado, hehehe

Anônimo disse...

se vier um motor mais espoleta a NEO ficaria quase perfeita.

Vcs esqueceram de falar sobre o bauleto q a NEO não aceita muito bem

Anônimo disse...

Um motorzinho melhor seria perfeito. Quanto ao baú, ela saí de fábrica com o proprósito de não usá-lo. A concessionária disse que isso prejudicará o chassi, porque ela não está adaptada para ter um baú. O jeito é contentar-nos com o espaço sob o banco mesmo.