terça-feira, 14 de julho de 2009

LEAD Honda 110cc - concorrente da Neo 115cc

Lembram-se que eu havia dito sobre a pesquisa de opinião feita pela Yamaha? Errei feio.

Ela foi realizada pela Honda, de forma velada e misteriosa. Só pode ser. Anotaram todas nossas frustações com a Neo 2008 (que não eram muitas, a maioria se referia a falta de espaço de transporte e insuficiência de torque e arranque do motor), e lançaram o que promete ser um sucesso de vendas para 2009: a LEAD 110cc.

O mercado nacional de scooters é pobre em ofertas. Atualmente, recorre-se a apenas três marcas: Burgman 125cc (Suzuki), a Lazer 150cc (Dafra), e a nossa querida NEO 115cc (Yamaha). Com seus respectivos atrativos e problemas próprios - Burgman: roda pequena, falta de espaço; Lazer: qualidade insatisfatória, falta de espaço; Neo: motor e arranque sem força - a Honda pretende preencher o vazio nos corações dos Fãs desse segmento de motocicleta com o novo modelo.
Até agora a Yamaha silenciou-se no lançamento da NEO 2009. Os vendedores me infomaram que o estoque da 2008 encalhou, e não vão arriscar esse ano. Nada oficial. Quem perde são os clientes da Yamaha, que aguardamos ansiosos pela resposta à altura, com um modelo que não demereça a marca.

Por enquanto, no quesito "Potência", a Burgman ganha com larga distância, dado ao seu motor com 125cc que lhe oferece 12,5 cv à 7.500 rpm. Torque máximo de 1,0 kgf.m a 7.000 rpm

Em segundo, a surpresa é a Lazer da Dafra, que continua assustando os admiradores de Scooters com uma geringonça de 150cc, sem nenhum espaço para porta luvas, acabamento rústico e amador, proporcionando a marca de 11,5cv a 8.900 rpm, com torque máximo de 0,96 kgf.m a 6.000 rpm . Chega a ser ridículo, se comparado ao gigantesco tamanho do motor.

Em seguida aparece a nova LEAD, da HONDA. Consegue uma máxima de 9,2 cv a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgf.m a 6.000 rpm, segundo informa o saite da empresa. Aliás, todas as informações técnicas aqui citadas tiveram suas fontes nas referidas páginas das montadoras, como podem ver. Ponto negativo para as rodinhas de10’’ na traseira, o que deixa o vão com o solo de apenas 115mm, 5mm menor que a Burgman.

E por último, mas a mais charmosa de todas, vem a NEO, oferecendo-nos 8,4 cv a 8.000 rpm, e torque de 0,78 kgf.m a 7.000 rpm. Pouco? Também acho que nossa paixão merecia coisa melhor, para bater de frente com a nova opção da Honda. Seu preço sugerido é de R$ 6.250,00 (em SP), contra R$ 5.990 da Burgman, a Lazer por R$ 5.690,00 e o preço médio da NEO 2009 está em torno de R$ 6.087,00.

Confiram abaixo as fotos da LEAD








E vamos esperar o fim da NEO. Ou ela sairá de linha, ou será maquiada com uma relação de motor que lhe dê mais potência e torque. E para quem quiser, pode pegar aqui seu manual de peças.

3 comentários:

Jarraum disse...

Parabéns pelo blog, acho que você descreveu exatamente o que todos os donos de Neos estão pensando a respeito da Yamaha, que não se pronunciou sobre o modelo novo que, agora deve sair modelo 2010 e ficar até 2012 se for no mesmo ritmo.
Posso fazer apenas 2 correções no seu texto.
Que o scooter da Dafra se chama LASER com "S" mesmo, que que a página da montadora se chama SITE (pde escrever em itálico) ou traduzido para o português sítio mesmo.
Valeu e continue sempre nos deixando bem informado sobre a Neo, scooters e a Yamaha.

César Henrique disse...

Colega, sou proprietário de uma Burgman e já andei em uma Neo. Por isso, gostaria de deixar um registro: Com o lançamento da Lead, acredito que o mercado não irá mudar muito, continuando tudo mais ou menos do mesmo jeito. A razão é simples: O mercado de scooters no Brasil é muito, mas muito limitado!
Na minha humilde opinião, as vantagens da Neo quando comparamos as concorrentes são o design e faróis. Só. Veja, os dois registros que você deixou (falta de espaço de transporte e insuficiência de torque e arranque do motor) são comuns em TODAS as scooters, exceção feita ao espaço da Lead! Quem procura suprir estas necessidades só vai ficar satisfeito em uma maxi-scooter, infelismente!
O que posso ter garantir - com certeza - é que a "roda pequena" não é nenhum problema quando rodo, embora eu tinha pensado o mesmo antes de comprar. Com relação ao espaço, coloquei um bauleto, coisa que na Neo é algo meio arriscado, já que a carenagem não foi projetada para isto...
Já vi a Lead rodando e percebi algo bizarro: Ela não tem apoio lateral! A mulherada deve sofrer! E do lado da Neo, algo que não posso deixar de lado: O que os engenheiros estavam pensando quando colocaram um tanque dessa capacidade?

Bruno disse...

Olá, gostaria de parabenizar pela iniciativa do blog.
Eu tb estou pesquisando e quero comprar minha primeira moto. Posso dizer q o blog conseguiu reunir grande parte da informação relevante que eu encontrei por ai e ainda fornece impressões e dados que não consegui em lugar algum. Penso em começar com uma neo. Aliás, já estou namorando uma dessas há algum tempo.

Só queria apontar um erro - de menor importância - mas que sempre vejo por ai: Um dos pontos fortes dessa moto é o "design" e não o "designer". Designer é quem projeta e desenha, design é o resultado (ok, ja pode me chamar de chato bagarai :) ) No mais, o blog está sensasional, parabéns!