Quando fui comprar um scooter, não encontrei uma referência idônea que me tirasse todas as dúvidas. Por mais que a gentileza dos revendedores Yamaha fosse suficiente para convencer qualquer um, a suspeição é sempre gritante.
Resolvi pesquisar, e então descobrir algumas notícias sobre a Neo CVT que me interessaram. Por isso resolvi colá-las aqui, para tonar mais fácil a pesquisa de quem pretende escolher uma motoneta. A primeira coisa que chama a atenção na Neo é seu desinger. Bastante arrojado para o mercado nacional. Aqui, neste site, confira suas linhas em fotos de alta resolução. O motor, apesar da baixa cilindrada em relação à concorrência, mostra-se adequado à vida urbana.
As comunidades do Orkut que falam sobre o tema costumam alertar para o atendimento razoálvel das oficinas da Yamaha. Mas não é unânimidade. Fica a impressão de que a marca ainda não conseguiu carregar seu padrão de qualidade no atendimento para todos seus parceiros. Na dúvida, dê uma olhada nas principais e tente conversar com seus participantes. Costumam ser gentis com os novatos.
Yamaha Neo AT / CVT 115 (1.700 participantes)
YAMAHA NEO CVT (164 participantes)
Yamaha Neo CVT 2008 (113 participantes)
Costumam comentar também sober o alto consumo da NEO, se comparada à uma Bis (Honda), ou a Burgman (Suzuki). Dizem que ela é beberrona, fazendo de 25l à 28l por quilômetro, comparando-se, portanto, à uma moto de 250 cc. Os mecânicos dizem que a fábrica pediu um voto de confiança dizendo que, após amaciada, ela chegará facilmente à marca de 38l/km., o que seria idela, já que as outras motonetas chegam facilmente ao consumo de 40km/l sem esforço. Confira os dados técnicos do modelo mais recente, referente ao ano de 2008:
FICHA TÉCNICA – Yamaha Neo AT 115
MOTOR | Monocilíndrico, quatro tempos, OHC, arrefecido a ar, 113,7 cm³ |
POTÊNCIA | 8,4 cv a 8.000 rpm |
TORQUE | 0,78 kgfm a 7.000 rpm |
ALIMENTAÇÃO | Carburador Mikuni BS 25 |
CÂMBIO | Continuamente variável |
TRANSMISSÃO | Corrente |
PARTIDA | Elétrica e pedal |
RODAS | Dianteira e traseira de aro 16 pol, em liga-leve |
PNEUS | Dianteiro 70/90 – 16 36P; traseiro 80/90 – 16 43P |
CHASSI | Underbone, com comprimento de 1,93 m; largura de 0,77 m; altura de 1,09 m; peso a seco de 103 kg |
TANQUE | 4,8 l |
SUSPENSÃO | dianteira por garfo telescópico 90 mm de curso; traseira biamortecida, 55 mm de curso |
FREIOS | Dianteiro com disco simples de 220 mm de diâmetro; traseiro por tambor, 130 mm de diâmetro interno |
CORES | Azul, prata e preta |
Até o momento sua performance não tem decepcionado. Apesar de possuir espaço sob o banco adequado para carregar um capacete, sinto falta de acessórios pŕoprios, e uma rede de assistência técnica mais ampla.
Quanto à pesquisa, podem verificar o Hotsite feito pela Yamaha. Ignorem a campanha ancorada na imagem da Sandy e Júnior. Isso deve ter sido coisa de algum marqueteiro que não tem conexão alguma com o público consumidor da Neo. Chega a ser ridículo. Mas o site é bom, recehado de imagens, vídeos e informações técnicas.
Há também o site da propria Yamaha, mais técnico e menos atrativo, mas útil para encontrar as concessionárias.
Quanto às pesquisas, gostei desta aqui, feita por internautas. Quem tiver experiências boas, ou mesmo ruins, com o modelo, traga para cá para podermos discutir as vantagens da NEO.
Abraços
4 comentários:
Ótimo blog. Não tenho do que reclamar da minha NEO CVT. A máquina tá perfeita.
A minha vou epgar hj depois eu conto!!! hehe
Eu tenho uma NEO desde setembro/2008 e já fiz o teste por diversas vezes e sempre dá 40km por litro. Acho que tem mais a ver com o jeito que a pessoa usa. Eu sou muito cuidadosa, estou sempre dentro do limite da velocidade (pego Marginal e Castelo Branco 90 e 110km/h) e raramente freio bruscamente. Acho que tem mais a ver com a maneira que a pessoa usa. Acho que vale a pena testar dirigindo de outras maneiras. Às vezes a gente se desfaz de uma moto muito boa (estou super contente), sendo que o problema é causado por nós mesmos.
Olá, tenho uma neo 2009/2010, e tive um problema isolado, com o cabo do acelerador, mas o Eduardo da indiana motos da vila carrão deu um jeito, com muita dedicação e respeito.
Do que diz ao restante, não tenho nenhuma queixa e digo mais, até os mecanicos da yamaha com quem conversei já notaram que a criança anda muito para um motor 115cc, faço trechos de subidas de média inclinação e com cerca de 1500 mts à 55/60 km/h e estou fazendo 130 km com um tanque, tudo isso com minha esposa na garupa....a motinho é show.
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